sábado, 25 de outubro de 2008

CULTURA, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PERSPECTIVAS PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Iara T. Bonin; Daniela Ripoll; Edgar Roberto Kirchof; João Paulo Pooli (orgs.)

Sessão de autógrafos dia 12/11/2008 às 18h30min. na 54ª Feira do livro!

Cultura, Identidades e formação de professores é um livro marcado por um pluralismo de formas de olhar, de nomear, de entender e de pensar a educação. Os autores produziram uma escrita inspirada em reflexões teóricas, em pesquisas empíricas e nas experiências de seu fazer pedagógico. É dirigido a professores dos mais variados campos do saber como um convite ao diálogo e como uma proposta de formação docente que não pretende apresentar verdades definitivas nem receitas, mas exercitar outras maneiras de pesquisar e de organizar os conhecimentos considerados relevantes na contemporaneidade, 2008,264p. ISBN 978-85-7528-209-0. 16x23cm.

Sumário

07 Um convite ao diálogo: cultura, identidades e formação de professores - Iara T. Bonin; Daniela Ripoll; Edgar Roberto Kirchof; João Paulo Pooli

17 Formação docente para um currículo inclusivo: armadilhas da linguagem - Luís Henrique Sommer; Karine Dias coutinho

33 Cultura Contemporânea e formação de professores - Iara T. Bonin; Daniela Ripoll; João Paulo Pooli

59 Infâncias, juventudes, escola e currículo: um início de Problematização - Darlize T. de Mello; Graziela Oyarzbal

77 O corpo masculino como significação cultural - Celso Vitelli

93 Cultura, imprensa negra e pedagogias culturais - Roberto dos Santos

107 A língua e a literatura sob o viés da tecnologia - Edgar Roberto Kirchof; Isabella Vieira de Bem

119 Falando um pouco sobre inter e transdisciplinaridade - Maria Maira Picawy

129 Arte e interculturalidade: um fazer especial - Jurema Trindade

145 Ambiente, natureza e conservação: a convergência de múltiplos olhares - Marcos Machado; Daniela Ripoll

169 Educação Física, esporte e corporeidade na escola: perspectivas transdisciplinares - Clézio José dos S. Gonçalves

195 Ensino de Geografia e tecnologias: uma possibilidade instauradora a partir do cotidiano - Cláudia Luísa Z. Pires; Rafael L. Martins

211 A física no ensino médio: física contemporânea e astronomia - Gelson Luiz F. Barreto; Luiz Carlos Gomes; Moacyr Marranghello

225 Educação matemática - Carmen Kaiber, Claudia L. O. Groenwald

249 Drogadição e educação - José Vicente Lima Robaina

Celso Vitelli, "Autorretrato em vermelho", 2011.

Celso Vitelli, "Autorretrato em vermelho", 2011.

Celso Vitelli, "Casamentos Pélvicos", 1994, veludo s/papel corrugado

Celso Vitelli, "Casamentos Pélvicos", 1994, veludo s/papel corrugado

Celso Vitelli, "Casamentos Pélvicos", 1994, detalhe

Celso Vitelli, "Casamentos Pélvicos", 1994, detalhe

Celso Vitelli, "Anástrofe", 1994.

Celso Vitelli, "Anástrofe", 1994.

Celso Vitelli, "Expectatu", veludo s/papel corrugado, 1994

Celso Vitelli, "Expectatu", veludo s/papel corrugado, 1994
Foto de Elaine Tedesco

Celso Vitelli, "Bixo", 1993, tecido s/papel corrugado

Celso Vitelli, "Bixo", 1993, tecido s/papel corrugado

Celso Vitelli, "Silêncio", 1992

Celso Vitelli, "Silêncio", 1992

Celso Vitelli, "Siga Nesta", 1997.

Celso Vitelli, "Siga Nesta", 1997.

Celso Vitelli, "Fêmurs e Fíbulas" ,1998

Celso Vitelli, "Fêmurs e Fíbulas" ,1998

Celso Vitelli, "Criação de adão com bolinhas de sabão" (detalhe), tecido e guache s/papel corrugado

Celso Vitelli, "Criação de adão com bolinhas de sabão" (detalhe), tecido e guache s/papel corrugado
1993

Celso Vitelli, "O Golpe", 1993, tecido s/papel corrugado.

Celso Vitelli, "O Golpe", 1993, tecido s/papel corrugado.

Celso Vitelli, "Traição", 1993, tecido s/papel corrugado.

Celso Vitelli, "Traição", 1993, tecido s/papel corrugado.